top of page

Top 10 - Filmes de 2017 (Rafael Costa)


10 - The Void


Melhor filme de terror do ano, o independente The Void trabalha sua inspiração Lovecraftiana com maestria. Utilizando apenas um pequeno grupo de pessoas presas em um hospital cercado por homens encapuzados, o filme se destaca pela estética e pelo vazio e insignificância que seu terror cósmico gera.


9 - The Beguilled


Remake do filme de 1971 que contava com Clint Eastwood, o The Beguilled de 2017 traz Colin Farrel na pele do soldado da União ferido que se vê em meio a uma casa de mulheres confederadas. A dualidade entre Norte e Sul e de gêneros, assim como o ciúme e as traições que a chegada do soldado gera nas mulheres estão lá, porém com uma melhor cinematografia, iluminação, trilha sonora entre outras questões técnicas que o tempo nos trouxe.


8 - Free Fire


Produzido por Martin Scorsese e dirigido pelo ótimo Ben Weathley, Free Fire passou desapercebido no ano. O filme se desenrola durante um encontro de gangues que termina em tiroteio em um armazém na setentista Boston. Em filmes que se passam em uma só locação é importante um bom roteiro e Free Fire não decepciona, assim como o elenco, que conta com Sharlto Copley, Brie Larson e Cillyan Murphy.


7 - Baby Driver


O divertido e despretensioso Baby Driver se destaca justamente por isso. Não há nada de original em seu roteiro, que se utiliza estruturas tradicionais, porém a forma como Edgar Wright combina a música com a narrativa eleva sua obra. Baby (Ansel Egort) é um motorista autista que escuta música o tempo todo para abafar um zumbido causado por um acidente de infância enquanto dirige para assaltantes profissionais.


6 - Mother


Novo filme de Darren Aronofsky, Mother, surpreende. Trabalhando com alegorias bíblicas para contar a história de um casal que vive isolado até que visitantes indesejáveis surgem e se inspirando fortemente em Rosemary's Baby, sua execução sádica, perturbadora e surreal o torna obrigatório em 2017.


5 -Logan Lucky


Depois de se dedicar à ótima série The Knick, Steven Soderbergh volta ao cinema com o divertido Logan Lucky, que bebe na mesma fonte da trilogia Ocean. Só que, ao invés de cassinos, o filme se passa durante uma corrida de Nascar na Carolina do Norte, onde dois irmãos 'azarados' planejam um assalto.


4 - Dunkirk


Os filmes de Christopher Nolan sempre são aguardados, e com Dunkirk não foi diferente. Dessa vez trabalhando com a Segunda Guerra, o diretor apostou em atores novos e mesmo os veteranos não têm tanto protagonismo. O filme foca-se somente na história, tentando trazer um tom heroico aos soldados ingleses que se viram encurralados diante do poder alemão. A cinematografia se destaca.


3- Brawl in Cell Block 99


S. Craig Zahler surgiu em 2015 com o ótimo Bone Tomahawk e, dois anos depois, retorna com o excelente Brawl in Cell Block 99. A fórmula é basicamente a mesma: uma primeira metade calma e mais lenta contrastando com a segunda, tensões étnicas evidentes, um casal que se separa de forma abrupta e uma reação brutal e sanguinolenta à isso. Vince Vaughn se destaca em um papel nada comum em sua carreira.


2 - Killing of a Sacred Deer


Depois do excelente The Lobster, o grego Yorgos Lanthimos se inspira em uma tragédia de Eurípedes na construção de seu perturbador e esquisito The Killing of a Sacred Deer, que traz o mesmo tom artificial de seu filme anterior, porém substitui a comédia pelo suspense. A narrativa segue o cardiologista Steven (Collin Farrel) que constrói uma relação de amizade com o estranho Martin (Barry Keoghan). Certamente o thriller psicológico mais interessante do ano.


1 - Blade Runner 2049


Sequência do aclamado e seminal filme, Blade Runner 2049, dessa vez dirigido por Dennis Villeneuve, não decepcionou, mesmo com todo o peso do filme anterior. A película traz a mesma narrativa densa e existencialista do original, assim como o tom claustrofóbico e ameaçador da megalópole distópica, a diferença é que agora são as ruínas desta. A dualidade entre humanos e andróides (replicantes) permance, tendo agora hologramas entre eles. Niander Wallace (Jared Leto) é o novo demiurgo que toma as rédeas da produção de replicantes, enquanto o policial K (Ryan Gosling) é o novo protagonista que flutua sobre os dois mundos. A linha entre falso e verdadeiro se torna mais confusa, uma vez que replicantes agora podem se reproduzir, gerando temas messiânicos em volta disto. A nostalgia está lá, mas ao contrário de Star Wars, ela não é apelativa ou a força-motriz do filme. Esteticamente, Blade Runner 2049 é perfeito.







 o MANIFESTo do artefato:

 

Este é um ótimo espaço para escrever um texto longo sobre a sua empresa e seus serviços. Você pode usar esse espaço para entrar em detalhes sobre a sua empresa. Fale sobre a sua equipe e sobre os serviços prestados por você. Conte aos seus visitantes sobre como teve a idéia de iniciar o seu negócio e o que o torna diferente de seus competidores. Faça com que sua empresa se destaque e mostre quem você é. Dica: Adicione a sua própria imagem clicando duas vezes sobre a imagem e clicando em Trocar Imagem.

 próximos EVENToS: 

 

31/10/23:  Exposição de Arte Escandinava

 

6/11/23:  Arte em Vídeo Pelo Mundo

 

29/11/23:  Palestra: História da Arte

 

1/12/23:  Festival de Cinema Indie 2023

 Siga o ARTeFATo: 
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
Nenhum tag.
bottom of page